domingo, 28 de outubro de 2012

The Champions - Simon He


Em 2005/2006 existia um site chamado metagame.com que era responsável pela cobertura do extinto Shonem Jump. Além disso, disponibilizavam artigos, de ótima qualidade, escritos por diversos jogadores influentes da época. Alguns dos artigos mais populares eram da coluna The Champions, escritos, brilhantemente, por Matt Peddle.

Nessa coluna eram analisados os decks que teriam maior impacto no metagame do período e que possuíam diferenciais em relação aos outros.
A ideia é “reviver” essa coluna.
Espero que gostem.


No último dia 20 de Outubro ocorreu o YCS Rhode Island, nos EUA. Dentre os vários decks que entraram no Top 32 um deles chamou a atenção por dois motivos. O primeiro é o fato de ter se classificado em primeiro lugar no suíço e o segundo é ser um deck, teoricamente, ultrapassado. O deck em questão é o Agent, do britânico Simon He.






Top 8 – Simon He w/ AGENT

Monsters: 29

3 Mystical Shine Ball
3 Master Hyperion
3 The Agent of Creation – Venus
2 The Agent of Mystery – Earth
2 Tragoedia
2 Tour Guide From the Underworld
2 Spirit Reaper
2 Maxx “C”
2 Effect Veiler
1 Chaos Sorcerer
1 Archlord Kristya
1 Thunder King Rai-Oh
1 Herald of Orange Light
1 Gorz the Emissary of Darkness
1 Black Luster Soldier – Envoy of the Beginning
1 Honest
1 Sangan

Spells: 10

3 Mystical Space Typhoon
1 Enemy Controller
1 Forbidden Lance
1 Creature Swap
1 Dark Hole
1 Heavy Storm
1 Mind Control
1 Monster Reborn

Traps: 1
Treacherous Trap Hole

Extra Deck: 15

1 Armory Arm
1 Ally of Justice Catastor
1 Gaia Knight, the Force of Earth
1 Black Rose Dragon
1 Stardust Dragon
1 Number 96: Dark Mist
1 Gachi Gachi Gantetsu
1 Daigusto Phoenix
1 Wind-Up Zenmaines
1 Leviair the Sea Dragon
1 Number 17: Leviathan Dragon
1 Temtempo the Percussion Djinn
1 Number 30: Acid Golem of Destruction
1 Gem-Knight Pearl
1 Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis

Side Deck: 15

3 Gemini Imps
2 Gozen Match
2 Electric Virus
2 Royal Decree
2 Shadow-Imprisoning Mirror
1 Chimeratech Fortress Dragon
1 Effect Veiler
1 Cyber Dragon
1 System Down

Muitos podem pensar que se trata apenas de mais um deck de Agent, no entanto, este possui algumas cartas que o fazem se destacar dos demais.
A primeira característica que chama a atenção é a falta de traps. Essa ausência é contornada pela grande presença de hand traps como dois Tragoedias, Gorz the Emissary of Darkness, dois Effect Veiller, dois Maxx “C” e Herald of Orange Light. Esse tipo de carta é especialmente boa em um metagame com grande presença de Wind-ups, que era caso desse YCS.

A ideia desse deck é controlar o jogo com os monstros floaters como The Agent of Creation – Venus + Gachi Gachi Gantetsu, The Agent of Mystery – Earth, Tour Guide From the Underworld, Spirit Reaper e Sangan com o objetivo de minar os recursos do oponente até que cartas como Master Hyperion e Black Luster Soldier – Envoy of the Beginning encerrem o jogo ao seu favor.

Nos monstros, Simon optou por usar uma estrutura bem consistente. Isso pode ser confirmado pela inclusão de vários “one-ofs” que são comumente vistos em muitos outros decklists de Agent. Herald of Orange Light, Archlord Kristya e Thunder King Rai-Oh são exemplos de cartas muito boas, mas se forem compradas em momentos errados ou múltiplas em uma mão inicial, podem ser consideradas mortas e não gerar o que se espera delas. São muito dependentes de situações especificas para valer a pena usar várias, por essa razão Simon He optou por usar apenas uma de cada, conforme listado em sua decklist anteriormente.

Uma carta que merece um parágrafo à parte é o Spirit Reaper. Ela sólida por si só, sem contar que a maioria dos topdecks atuais não têm uma maneira “natural” de combatê-lo. Os jogadores precisam de manobras diferentes do seu jogo normal apenas para lidar com ele e isso faz com que essa build ganhe tempo para usar os big monsters que são quem, de fato, ganham o jogo. Ser um monstro Dark também é muito importante, já que o “archetipo” Agent não os possui. Ele defende, ataca e força defesas. Tenho certeza que foi essencial no sucesso de Simon.

Outra característica peculiar é a utilização de cartas de controle de monstros do oponente. Creature Swap tem uma sinergia incrível com as Mystical Shine Ball, que geralmente são draws horríveis. Trocar um monstro tão fraco como esse por um que o oponente tenha investido recursos para colocar no campo pode ser desequilibrador e mudar o rumo de uma partida. Além do fato de agregar valor a cartas mortas como o segundo e terceiro The Agent of Creation – Venus e as hand traps em partidas específicas como Dark World e Heroes, por exemplo.

O Enemy Controller possui uma função parecida com o Creature Swap, já que também valoriza cartas que seriam “inúteis” em determinadas situações. Possui uma grande interação com Tour Guide From the Underworld e The Agent of Creation – Venus já que essas cartas colocam múltiplos monstros em campo, além de possuir uma grande versatilidade por ser quickplay, podendo até ajudar a ganhar jogos que seriam interrompidos pelo Gorz the Emissary of Darkness ou pelo Tragoedia do adversário.

O Forbidden Lance foi incluso para assegurar que as suas win-conditions, na forma dos big monsters, sejam invocados com sucesso. Funciona, praticamente, como um quarto Mystical Space Typhoon.

Por fim, a trap solitária Treacherous Trap Hole. Uma das melhores traps do jogo e que infelizmente, só pode ser usada em decks como esse. Simon não hesitou em utilizá-la. Muito boa, especialmente, contra o setup do Number 16: Shockmaster feito pelos Wind-Ups.

Simon He passou invicto no suíço e perdeu apenas no Top 8, conquistando um um resultado geral de 13-1. O segundo colocado do torneio, Christopher Tuttobene, fez no geral, 13-3. Quem realmente foi melhor? Isso é muito relativo. O que tem que ser modificado aqui é a cultura dos jogadores atuais de apenas focar no primeiro colocado do torneio. Às vezes você acha alguns decks que valem mais a pena do que aqueles melhores colocados.

Por enquanto é isso. Até a próxima galerinha!

E lembrem-se:
É muito menos sorte do que você imagina...

PRRJ

31 comentários:

  1. Muito bom cara, parabéns, isso é até um help pra quem está jogando com o deck atualmente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é ajudar quem está com o deck e quem vai enfrentar o deck eventualmente.

      Muito obrigado.

      Abraço.

      Excluir
  2. Ótima análise, Paulo.
    Estou gostando muito de agent's nesse formato, mas to rodando a build de troopers e calls que me parece mais consistente.
    Nessa do Simon, curti demais esses one-ofs, deck trava menos e é mais fácil de sidear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. A outra build com calls e troppers também é bem relevante no meta. Já que existem pessoas que gostam de usar traps.

      Esse tipo de informação que faz você ter um "edge" contra os oponentes. Por exemplo, se você joga contra um Agente e vê Troppers é seguro assumir que o deck possua calls e defesas. Logo você pode adequar a sua estratégia em relação a essa informação. Como segurar os MST para dar em chain ao call, por exemplo.

      =)

      Excluir
  3. Melhor Blog de Yugi que existe e ta no 2 post. Só isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio. =)

      Continue acompanhando. Vão ter mais de 2 posts. HAHAHA

      Abraço.

      Excluir
  4. booa, muito bem escrito mano, concordo plenamente com o que disse sobre a galera olhar só pro primeiro colocado geral e se esquecer do que realmente foi interessante, e inovador no torneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Essa cultura precisa mudar. Vou tentar dar uma forcinha pra isso acontecer. =)

      Valeu cara. Grande abraço.

      Excluir
  5. LOL Eu Comentei exatamente isso la na apresentação xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA viu ? Atendendo o pedido de todos ! =)

      Abraço.

      Excluir
  6. Eu joguei duas vezes contra este Deck na Dueling Networks, e tinha me impressionado com a base consistente de montros. Achei que tinham apenas revivido os Agents, mas o Deck é demais!!!

    E sobre Reaper: ele é muito mais complicado do que o PPRJ descreveu... Em uma partida tive a sorte de poder fazer o combo dos Gravekeeper's (Descendant + Recruiter), mas em outra esse safado travou meu jogo até o oponente poder tirar Necrovalley de campo, descer Kristya e BLS...

    Ótimo review. Isso, cara: temos muitos locais que falarão apenas do 1º colocado, queremos ver os criativos que se deram bem \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Spirit Reaper é realmente irritante. Mas no bom sentido da palavra. É uma carta muito boa que nunca vai sumir do jogo.

      Muito obrigado. Abraço.

      Excluir
  7. realmente esses reapers trolls conseguem tranquilamente segurar un bons turnos para se conseguir um bom setup depois,

    essa versão é bem legal, normalmente se vê aquela com um backrow pesado e os troopers/call como já foi citado,

    hand traps dão uma bela dor de cabeça, xD

    parabéns pelo artigo, uma leitura agradável =D,

    não cheguei a conhecer o metagame.com, na época eu ainda não jogava, xDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. metagame.com era uma boa fonte de informação sobre o jogo. Espero pode trazer um pouco dessa informação para o público brasileiro e, quem saber, melhorar a comunidade como um todo. =)

      Muito obrigado. =)

      Abraço.

      Excluir
  8. eu sempre falo pros caras aqui de sp que, se você vai montar um deck nesse formato, comece pelo reaper. UEHUEHUEHEUHEUHEUHE

    ResponderExcluir
  9. Dois posts e já é meu blog de Yugi favorito, incrível!
    Achei esse post bem intereçante e fiquei até que curioso sobre o deck.
    Gostei bastante das HandTraps, reparei principalmente nos Gemini Imps de Side. Não esperava vê-los agora que o HandLoop dos Wind-ups foi enfraquecido.

    Fora isso, parabéns pelo ótimo blog.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado pelos elogios. =)

    Só um porém... os Gemini Imps são usados contra o deck de Dark World. Eles não funcionam contra o HandLood dos Wind-ups já que o Hunter "send" cartas da mão. E o Gemini Imps só funciona com "discard". =)

    Espero ter esclarecido.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. EXCELENTE ARTIGO *O* E amei o deck, mto consistente, pqp.

    ResponderExcluir
  12. Sempre quis jogar de Agent e esse post me deu uma luz quanto a isso! muito obrigado ai Paulo! continue com os bons posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você por acessar. =)

      E continue ligado as novas publicações. Grande abraço.

      Excluir
  13. Como diz o Paulo Reaper é um destruidor de sonhos... o que mais se discute aqui onde jogo é: Que build é essa do Paulo que ta obtendo tantos bons resultados? O que ele inventou agora? kkkk Parabéns Paulo blog no comecinho e já tá arrasando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara . =)

      Mas que build você tá falando ? Do Inzektor ?

      Abraço.

      Excluir
    2. kkk Essa mesmo... vi o top do regional em meio a tantos wind ups.(sou Michael, do deck de hero)

      Excluir
    3. São poucos os jogadores que persistiram com Inzektors, porém acredito que a vida útil deles ainda não acabou, porém a mecânica agora está mais voltada para o centipede.

      Excluir
    4. Ahhh sim. hahaha

      Um dia eu faço um post explicando o deck de Inzektor. Mas, por enquanto, eu não posso né haha já que eu estou usando ele ainda. =)

      Excluir
    5. " Um mago nunca revela seus truques"

      Excluir
  14. adorei esse post agents é meu único deck desde quando lançou até hj tive q enfrentar torneios da lista de março com ele pois gosto muito do deck, eu acabei montando uma build quase igual a do simon mudando um pouco extra e totalmente o side e de main eu uso uma carta a mais q é o night assailant mas de resto parabéns pelo post e pela análise do deck estou adorando o blog e esperando mais posts parabéns cara o/

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. por favor,faça sobre o karakuri geargia vencedor do YCS rhode island

    ResponderExcluir