quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A importância do "Metacall"


Muitas pessoas me procuram querendo saber o que eu mudaria no deck delas e me enviam suas decklists. Eu geralmente respondo com a seguinte pergunta:  

“Quais decks você acredita que serão os mais populares no PRÓXIMO torneio no qual participará?”

Essa pergunta é crucial para qualquer hipótese de sucesso que você vislumbre ter a longo prazo.

Esse tipo de raciocínio se chama “metacall”.


O “metacall” é um termo em que transcreve, justamente, a pergunta feita acima. Ele é o estudo de um determinado metagame com o intuito de mensurar certos aspectos em relações aos prováveis decks usados e com isso adaptar as suas escolhas em relação a esse resultado.

Ficou complicado? Para simplificar: É saber se determinado deck ou carta vai ser eficiente, na maioria dos casos, no torneio que se almeja participar.

Essa leitura do metagame se tornou imprescindível para ter um resultado consistente hoje em dia, pois, você pode participar de um torneio e jogar contra, teoricamente, QUALQUER DECK, ao contrário de antigamente quando havia quatro ou cinco decks com os quais você deveria se preocupar. As pessoas sempre pediram variedade no jogo, porém essa é uma das repercussões negativas dessa diversidade.

A variedade não seria tão complicada para tomarmos nossas decisões se os decks de hoje não fossem tão extremos. Você pode querer usar Maxx “C” de maindeck contra Wind-Up, mas é uma carta extremamente ruim contra Heroes, Dark World, Chaos Dragon, entre outros É aí que o “metacall” entra. Essa decisão só pode ser tomada, com certa exatidão, caso você tenha alguma informação das chances de você jogar contra múltiplos Wind-Ups nos rounds do suíço, por exemplo.

Esse tipo de decisão, feita corretamente, GANHA torneios, porém, se tomadas incorretamente comprometerão seu desempenho. Eu tenho um exemplo particular recente que exemplifica bem como esse raciocínio é relevante. No último torneio do DuelShop eu joguei com Inzektor. Como eu imaginava que Wind-Up seria muito popular, usei dois Maxx “C” e um Effect Veiller de “maindeck”, cartas ótimas nessa “matchup”. Eu estava errado sobre o meu “metacall”. Nos sete rounds do suiço, joguei contra cinco Heroes um T.G. e um Antimeta, ou seja, eu tomei Skill Drain nos sete jogos. Minhas “hand traps” saíram em todas as partidas na hora do  side e eu tenho certeza que elas me custaram alguns Games 1. É possível concluir que eu tive um “metacall” EXTREMAMENTE errado. Embora os Wind-Ups tenham sido relevantes no torneio, inclusive ficando em primeiro e segundo lugares com os meus amigos Willians e João Pedro, eles não eram tão populares quanto eu havia previsto. Isso me gerou um 5-2, ficando em 11º lugar e encerrando uma longa sequencia de top8.

No metagame atual é impossível você cobrir todas as lacunas que seu deck possa vir a ter e é óbvio que nem todas as cartas serão acima da média em todas as partidas. Por isso essa reflexão sobre o que você PODE jogar contra é tão necessária. A ideia aqui é chegar o mais perto possível de uma resposta que reflita a realidade.

E como fazer isso? Ao longo da minha carreira já fiz “metacalls” muito precisos de torneios fora da minha cidade que me renderam ótimos resultados, ao contrário desse último, obviamente. Existem alguns “movimentos” com os quais você deve se atentar para fazer esse tipo de leitura de forma correta:

- Resultado dos últimos torneios do local onde se pretende jogar: As pessoas são altamente influenciáveis, logo, se determinado deck ganhou o último torneio, é razoável inferir que este possa ter certa representatividade no próximo.

- Resultado dos últimos torneios de grande porte Mundial: Da mesma forma que as pessoas são influenciadas por resultados locais,  também levam em consideração outros torneios, de âmbito internacional, principalmente os YCS. Então é bom estar antenado e se atualizar sempre.

- Coleção recém-lançada: Muitas pessoas gostam de usar os “decks novos”. Sempre que um novo booster é lançado, e com ele vários arquétipos, existe uma tendência natural dos jogadores pela novidade. Fique atualizado sobre suas interações e efeitos, pois eles podem ser relevantes e você, caso não esteja preparado, pode perder um jogo por por desconhecer o funcionamento daquele novo deck.

- Mercado de cartas: Fique atento às movimentações feitas em relação às cartas adquiridas por jogadores do metagame estudado. Se muitas pessoas estão à procura de determinadas cartas, é possível que estas sejam para completar o deck que eles usarão no próximo torneio.

Lembrem-se que é possível criar um “metacall” eficiente para torneios em diferentes lugares, mesmo sem frequentar os mesmos. Basta estarem sempre atualizados e estudar resultados de torneios recentes do local onde se pretende jogar.

Treine esse tipo de percepção, pois ela vai te ajudar com o seu próprio jogo e com as decisões sobre como montar seu deck. Informação é poder, não se esqueçam disso.

Por enquanto é isso. Espero que tenham gostado. Até a próxima galerinha!

E lembrem-se:
É muito menos sorte do que você imagina...

PRRJ

20 comentários:

  1. Mais um excelente artigo, parabéns bro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado.

      E se puder, se inscreva ali no blog. =)

      Excluir
  2. Muito bom ainda bem que eu te copio mano. xD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA eai Wendell, beleza ?

      Continue acompanhando. Mais artigos virão. =)

      Excluir
  3. O mais triste, é que quando você diz QUALQUER DECK, é QUALQUER DECK MESMO. Esse é o grande problema do formato diverso.
    Tem que fazer um estudo muito aprofundado do Metacall, pra ter certeza que diminua possíveis dead-draws.
    Uma boa solução é ter em mente a 'flexibilidade' das cartas, como fez o Simon He no Agent, que você comentou no último artigo.
    Ele usou 2 Veiler e 2 Maxx, junto com 1 Creature Swap e 1 E-Con. Tendo em mente a possível dead-draw dependendo da match-up, essas cartas acabam se tornando uma exceletne troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony, o comentador. HAHAHA

      Mas é isso mesmo cara, 10 rodadas é muito jogo pra você não ter versatilidade nas sua jogadas. =)

      Excluir
  4. Muito bom mesmo Paulo...Não pare de escrever^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara. =)

      A ideia é continuar mesmo. HAHA

      Abraço.

      Excluir
  5. É justamente desse tipo de artigo que o Brasil sentia falta.

    ResponderExcluir
  6. Qual a sua leitura para o Metacall,a nivel Nacional neste momento?

    Ótimo artigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: eu fui um dos 5 Heros que você enfrentou no Duelshop...Provavelmente o unico te venceu XD

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. PPRJ, artigo muito esclarecedor. Eu compreendia o conceito, mas não sabia o nome desse conceito...

      Mas eu nunca fui além do Side. Sempre preparei meus Sides contra Decks que eu fosse enfrentar, acrescido de algumas cartas-resposta aos possíveis Sides contra mim (Gravekeeper's na época que jogava nas mesas).

      Eu ainda não me acostumei com a idéia de techs anti-Decks embutidas no MainDeck... Veiller eu até encaixo nos meus Decks, mas preciso aprender a encaixar com eficiências as demais techs...

      Excluir
    4. Eae Will, tudo bem ? Eu lembro de você sim... é o de Santos né ?

      Então... o metacall é muito pontual e temporal. Depende muito de quando vai ser. AINDA MAIS a nível Nacional. Aonde existe muito mais variância.

      Excluir
    5. Olá Dragonlord =)

      Então... essas "techs" no maindeck contra o metagame esperado são um grande diferencial que você pode ter em um torneio. Caso o faça corretamente.

      Dando um exemplo extremo. Se você soubesse que iria enfretar 90% de decks nos quais Maxx "C" é bom contra, você poderia colocá-lo no MainDeck com segurança para ter um "edge" no game 1.

      É mais ou menos por aí. Continue acompanhando. =)

      Abraço.


      Excluir
  7. tenho muito a aprender , mas tenho utilizado diversas coisas que foram escritas e quero continuar aprendendo alguma coisa ainda pra não falhar na escolhas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. Não basta só ler. Tem que botar em prática o que foi apresentado.

      Boa sorte ! Espero que eu tenha ajudado um pouco nisso aí!

      Abraço.

      Excluir
  8. Mais uma ótima postagem, já faz um tempo que procuro fazer esse tipo de análise, em meu ultimo torneio importante aqui em Brasília observei que havia um numero grande d Wind ups, samurais e heroes por isso coloquei super poly de main e usei em todos estes, porém no top 4 enfrentei um deck d GK e fiquei meio sem ação, estava despreparado e muitas de minhas cartas eram bloqueadas por necrovalley...

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado =)

    É bem por aí mesmo. A sua preparação contras os decks esperados é muito importante.

    Abraço.

    ResponderExcluir