No dia 09
de dezembro será realizado o torneio do DuelShop, em São Paulo. Hoje, iniciarei
uma série de artigos voltados à minha preparação para esse campeonato. Cada
publicação falará sobre um deck que suponho ter grande relevância e que existam boas
chances de serem numerosos, ou seja, o “metacall” de que eu tanto falei no
artigo anterior.
Para iniciar
esta série preparatória falarei sobre o deck que ganhou os últimos dois
torneios de grande porte em São Paulo. O primeiro DuelShop com o Williams Cavalcante
e João Pedro Medeiros, do Rio de Janeiro e o regional da Hotyugioh com o Paulo
Duque, de Minas Gerais.
Esse deck
é o temido Wind-Up.
O
primeiro assunto a ser abordado é que as pessoas deveriam ser preocupar menos
com o “looping” do primeiro turno. A
maioria dos jogadores sempre exalta o fato de o oponente ser capaz de fazer Number 16: Shock Master no primeiro
turno, “setar” Solemn Warning, além de Bottomless
Trap Hole, declarar spells no Shock Master e ganhar o jogo no próximo
turno como isso fosse acontecer em todos os jogos.
A chance
do oponente iniciar o jogo com alguma forma de Shock Master no primeiro turno é cerca de 20%. Isso só é danoso SE
ele começar a partida. Caso ele não comece, precisaria iniciar com o combo e
alguma forma de destruição de traps,
lembrando que eu não estou incluindo as hand
traps, que iriam parar a jogada, nesse cálculo. É lógico que deve haver uma
preocupação com esse combo e é preciso ter ”outs”
para essa situação, mas não é só isso que o deck faz. O problema é esse. Ele
faz isso e MUITO mais.
A
principal forma de vitória do deck é o Rabbit
Control. É uma das formas mais efetivas e seguras de se controlar e ganhar
um jogo no metagame atual. O deck é
capaz de jogar uma partida inteira apenas usando traps + Wind-Up Rabbit + Wind-Up Factory e minar todas as opções do
adversário com a grande vantagem construída com essa combinação de cartas.
É até
curioso como as pessoas negligenciam a principal condição de vitória do deck,
apenas voltando todas as suas atenções para as outras jogadas mais explosivas.
Talvez exista uma explicação: É MUITO difícil combater isso, além do fato de
jogadas “Show de Mágica” serem muito
mais visadas do que um “simples” Rabbit +
Factory. Essa é a razão do deck ser considerado um dos melhores, senão o
melhor, do formato.
Uma das
vantagens que você pode ter em relação ao deck de Wind-Up é o fato de não existirem muitas variantes. É possível
identificar a maioria das cartas do oponente e jogar de acordo com esse
raciocínio. Por exemplo, nos monstros, além dos próprios Wind-Ups, não existem muitas opções comumente usadas. Thunder King Rai-Oh, Snowman Eater e Spirit Reaper. Normalmente, não foge muito disso. Uma informação
possível de ser inferida é que não existem muitos incentivos para se atacar um
monstro “face-down”, PRINCIPALMENTE,
no início do jogo. Já que é improvável que o oponente “set” um Magician ou um Rat no primeiro turno, as possibilidades
variam entre Reaper, Snowman e Sangan e se for o último, é provável que o oponente busque a parte
faltante do Magician + Shark e tenha
uma grande jogada disponível no turno seguinte.
Outro
aspecto importante é o enorme número de traps
que o deck possui. Elas variam entre 10 e 13 e são muito relevantes para manter
a principal estratégia do deck, o “Rabbit
Control”. São compostas de traps sólidas que geralmente fazem um pra um ou
mais com o oponente. É importante tomar cuidado com o fato de usar os seus
monstros inadvertidamente nas defesas do oponente, já que eventualmente, esses
monstros acabam, enquanto os Rabbits do
oponente não e é exatamente isso que o jogador de Wind-Up quer. Isso é muito importante já que é basicamente a forma
como o deck funciona quando não faz o “setup”
dos “XYZ”, fazendo trocas das
próprias traps pelos monstros do oponente enquanto gera vantagem e pressão
através do Rabbit + Factory.
Essa
grande quantidade de defesas ajuda a minimizar o impacto das mãos ruins que o
deck pode proporcionar. Estas geralmente são compostas de uma combinação entre Magician, Rat, Factory e Mystical, uma probabilidade recorrente
já que todas são usadas em múltiplas cópias. Por essa razão as traps são
cruciais. Imagine que as duas últimas cartas são Torrential Tribute e Dimensional
Prison. Não está tão ruim assim, certo? Agora imagine que são Effect Veiller e Maxx “C”. Piorou bastante, não é? Isso explica porque as “hand traps” estão perdendo
popularidade, mas isso é assunto pra outra oportunidade.
Uma das
melhores jogadas que pode ser feita contra o deck de Wind-Up eu chamo de “O Thunder
King que não ataca”. Ela é exatamente o que o nome sugere: um Thunder King que é invocado com sucesso,
na maioria das vezes no primeiro turno, e que não ataca e se torna uma grande
preocupação para o adversário. Os Snowman
Eaters de “maindeck” utilizados
pelos Wind-Ups começam a fazer mais
sentido agora, certo? Além de Dark Hole
e, em uma escala menor de probabilidade, Mind
Control, não existem “outs” no
deck que não dependam de um ataque seu. Essa é uma das pouquíssimas formas de
atrapalhar o Rabbit + Factory.
Bom, por enquanto
é isso. Existem mais tópicos a serem discutidos sobre essa “matchup” que serão
explicados em outra oportunidade. O Wind-Up
é um deck tão complexo e peculiar que é necessário uma análise mais
aprofudanda, então fiquem ligados!
Espero
que tenham gostado. Até a próxima galerinha!
E
lembrem-se:
É muito
menos sorte que você imagina...
WU na minha opinião é o melhor deck do formato, o deck possui as 3 melhores engine do Yu-Gi-Oh! por si só : Search,Alta Velocidade de summon e Control Field.
ResponderExcluirAcho que é por isso o fato dele ser tão temido pois no momento não há deck que possua essas 3 qualidades ao mesmo tempo.
Realmente. É difícil contestar todas essas qualidades.
Excluirchega a ser violência comentar certos pontos do deck pra quem os usa , vc está certíssimo sobre o TKR , além do fato que o deck gira nas factorys e nos rabbits , atrapalhe e suas chances aumentam .
ResponderExcluirCom certeza. O TKRO possui um papel muito importante nessa partida.
Excluir“O Thunder King que não ataca”. Pesadelo pra WU
ResponderExcluirPoisé. Fica muito mais difícil dele morrer se você não atacar.
ExcluirRabbit dá um trabalho horrível pra tirar do Field. Geralmente precisa de duas cartas pra parar o combo, e geralmente é uma perda grande.
ResponderExcluirNo mais, excelente post (:
Na parte II eu falarei sobre como lidar com o Rabbit. Fique ligado !
ExcluirAbraço.
Fudeu , alguns segredos foram revelados , agora como eu vou ganhar na moleza dos adversários que não sabiam enfrentar WU ? ;| #Xatiadu , SHUSAHAS . Sem brincadeiras agora, mt bom o artigo, revelou pontos fortes e fracos do WU que alguns desconheciam agora o pessoal fica mais ligado , bom que força os player de WU a se esforçar mais e ter partidas mais dinâmicas e difíceis , parabéns Paulo , ótimo artigo.
ResponderExcluirFoi mal cara HAHAHHAHA
ExcluirAgora você também vai ter que ser adaptar as pessoas que ficaram mais atentas... todo mundo melhora. =)
Abraço.
Ah gostei! Muito bom o artigo! Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigado ! =)
Excluiradorei o post me ensinou muitas coisas não só contra wind-ups mas outras situações q posso vir a enfrentar, engraçado eu acho as hand traps cada vez mais úteis doq as traps acho q depende bem do deck sendo q uso uma base quase igual a do simon he q vc postou alguns momentos atrás e não consigo imaginar as hand traps sendo substituidas por traps mas enfim parabéns cara pelos posts entro todo dia para ver se tem algo novo
ResponderExcluirNo deck do SimonHe as HandTraps são totalmente necessárias. O deck possui uma dinâmica totalmente diferente.
ExcluirContinue acompanhando e siga o blog =)
Grande abraço !
hehe vdd, pode deixar não irei parar de acompanhar não estou adorando os posts, eu queria uma pequena opinião sua, para um side contra dark world qual vc acha a melhor opção:gemini imps,soul drain ou shadow imprisoning mirror.
ExcluirE também se vc acha que a moda mermail vai pegar tanto aqui quanto pegou no japão e se talvez já existam pessoas usando nesse torneio q vc comentou.
Abraços
A carta que mais se adequará ao seu deck depende totalmente do que ele seja. Não tem como dar uma resposta só pelas cartas sem um contexto. =)
ExcluirQuanto ao Mermail, acredito que pode haver alguns.. mas não muitos. O deck é muito caro.
Na parte II eu pretendo expandir mais as explicações em relações as cartas que podem ser usadas contra o WindUP. Outros decks relevantes também serão discutidos. Até o DuelShop muita coisa vai ser dita.
ResponderExcluirGrande abraço. =)
Paulo, gostei muito do post, o rayoh realmente owna contra os wind-up, alem de impedir o rabbit factory nega ss de carrier. queria que voce comentasse o uso das gozen match, vale a pena usa-la de side pelo fato de que muitos decks lidam com atributos variados? quais sao os pros e contras de uma gozen match? abraço
ResponderExcluirO Gozen Match será discutido na parte II. =)
ExcluirFique ligado !
Abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
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