Após o
YCS Seattle, um deck novo surgiu como um dos grandes concorrentes a “Tier 1” no metagame atual e apesar de ser o primeiro torneio de grande escala
no qual foi possível utilizá-lo, conseguiu obter grande parcela do Top32. Isso se deve ao fato de ser uma
estratégia nova onde boa parte dos jogadores não sabem abordar a partida de
forma correta e ajustar o seu jogo de acordo.
É o deck Mermail/Atlateans.
Dimensional
Fissure, Macro
Cosmos, Thunder King Rai-Oh, Soul Drain, Abyss Dweller e Maxx “C”.
Se a sua intenção era saber quais cartas são efetivas contra Mermail para compor o seu Side deck, as mais comuns estão listadas
acima. E se você acredita que só agregar as cartas ao side será suficiente,
posso afirmar que você terá muito trabalho nos próximos meses contra esse deck.
O jogo
contra Mermail se assemelha muito com
a “matchup” contra Inzektor, assim que o deck foi lançado
no início de 2012. As pessoas não tinham ideia de como abordar a partida e isso
se deve ao fato de ambos compartilharem uma característica em comum que é a
facilidade de destruição de recursos do oponente com quase nenhuma repercussão
negativa, ou seja, os decks conseguem minar as defesas do oponente com jogadas
simples, porém, constantes.
A
dificuldade de assimilação da grande massa de jogadores a estratégias como
essas deriva da não existência de outros arquétipos que façam esse tipo de
jogada com essa consistência. É uma mecânica que vai na contra mão de tudo que
o jogo é: pouco investimento e muita recompensa.
A
primeira adaptação que você deve fazer no seu jogo é conservar os seus Mystical Space Typhoon. A melhor forma
de utilizá-lo é usando em “chain” à
ativação do Abyss-Sphere. A diferença
aqui é que esta carta costuma ser utilizada no fim da Main Phase 2 com o intuito de buscar e destruir a Abysslinde na End Phase e trazer, muito provavelmente, um Abysspike que ativará o seu efeito gerando muita vantagem para o
seu oponente. Para evitar tudo isso é necessário que você mantenha o MST na mão na tentativa de ir para a End Phase do seu turno. Quando seu
oponente ativar o Abyss-Sphere no fim
da MP2, você ativaria o MST DA SUA MÃO em resposta. Preservar o MST na mão durante a End Phase, ainda mais existindo uma trap
“face down” já em campo, não é uma
jogada que as pessoas costumam fazer, mas é de suma importância nesse caso.
É
necessário lembrar que, assim como no Wind-up,
não existem muitos incentivos para atacar um monstro “face down”, PRINCIPALMENTE nos primeiros turnos de jogo já que é
muito provável que seja uma Abysslinde.
Contudo, mantenha em mente que quanto mais o jogo progride, maiores são as
chances de o oponente começar a “setar”
os Genex Controller como forma de
ludibriá-lo.
O deck Mermail possui um início de jogo
arrasador. É realmente muito forte nessa fase da partida. Se possível, tente
guardar o Torrential Tribute para os
estágios mais avançados da partida, especialmente quando já for certo afirmar
que o oponente tentará fazer algum “push”
usando um Abyssmegalo. Nada pode ser
pior que perder o seu Torrential Tribute
para um Abysspike na “end” descartando um Atlantean Marksman e buscando um Genex Undine que buscará um Deliquent Duo com 2800 de ataque.
O grande
problema que o Mermail possui é perder
o “gás” quando o jogo se estende muito. Se ele não conseguir ganhar logo no
ínicio e já utilizou grande parte dos seus recursos, é provável que não exista
mais formas efetivas de reação. Sobra apenas Monster Reborn, Pot of
Avarice e Salvage e mesmo assim,
não quer dizer, necessariamente que elas serão suficientes para virar uma
partida na qual o Mermail perdeu o
controle.
Quando o Mermail aplica um “push” mal sucedido, resta no deck e na sua mão uma combinação de Abysspike sem alvo, Genex Controller, Genex
Undine sem bons alvos ou sem Controlles
no deck, Tragoedias sem cartas o
suficente para ficar forte, “normal
summons” de Dragoons e muitas
outras formas de cartas desconexas. Acho que isso explica por que um deck com
três Threatening Roar de “main deck” ganhou o último YCS, não é
mesmo?
Bom, por
enquanto é isso. Espero que tenham gostado.
Qualquer
dúvida, fiquem à vontade e enviem através dos comentários.
Por
favor, curtam a nossa página no Facebook e fiquem por dentro de novidades sobre
estratégias, torneios e campeonatos, além de saber quando um novo artigo
estiver no ar.
Até a próxima
galerinha!
E
lembrem-se:
É muito
menos sorte do que você imagina...
PRRJ
Paulo... véi, Parabéns. Que post excelente foi esse. Você traduziu em uma postagem o que os jogadores veem todos os dias, mas não conseguem identificar aquele ponto crucial e começar algo através daquele ponto. Leitores como eu, que estão ganhando bagagem ainda no jogo, ganham demais com esse post, e podem tirar maiores vantagens sobre ele.
ResponderExcluirMuito obrigado pelas palavras ! =)
ExcluirA ideia é essa mesmo. Ajudar as pessoas com a minha experiência.
Grande abraço.
Deliquent Duo com 2800 de ataque.
ResponderExcluirashuashuashu. Gostei!
Mas é isso que ele é! hahaha
ExcluirRealmente você descreveu os principais pontos fortes e fracos dos mermail/atlantean. Ando testando Chaos Dragons no DN e percebi que o deck tbm tem uma carência de Beatdown alto no deck coloquei o combinho de Pulsar+REDMD e oponente não teve como tirar,pois o deck não tinha o "Gás" que você mencionou para isso, outra coisa que eu percebi é sempre guardar os MST pra dar em chain a trap maldita deles, já estava ligado disso.
ResponderExcluirSó falta você entrar para a ARG PRRJ !!! :D
Um ponto que eu não mencionei é a grande dificuldade do deck de lidar com monstros de 2500+. É a "2500 barrier".
ExcluirARG hahaha... eu tenho um inglês decente, mas não suficiente para escrever artigos né haha
Abraço!
Tenho usado Umiiruka e tem sido uma boa, visto que, pouco importa a DEF dos Mermail. Mas pode acontecer alguns desbalanceamentos no deck.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirparabéns pelo blog e pelo post!!!
ResponderExcluirsou meio novo no jogo e por isso nao tenhu a bagagem q muitos d vcs tem (vc, o vinny e os kras q topam em nacional direto kkk)
mas pelo q li no seu blog o metacall do campeão do ultimo ycs foi "perfeito" pq usou 3 Threatening Roar no main e 3 soul drain no side pq esperava bastante mermail, afinal eh o deck q tds iam kerer exibir no ycs e com isso prolongou o jogo e anulou os eff do grave e mostrou as fraquezas do deck.
Continue com esse posts pois estou aprendendo muito com eles
Exatamente. O Michael Stibbins foi muito feliz na escolha dele. É muito menos sorte do que você imagina, não é verdade ? =)
ExcluirAbraço.
eu nao pensava dessa forma ateh ler seus posts, mas vendo o jogo por outro angulo estou d pleno acordo.
Excluirvc esta fazendo um excelente trabalho no q c propos q eh mostrar o jogo d um angulo q o jogador com bagagem v e muitos dos novos nao (quase todos kkk)!!! e esta explicando essa forma d maneira muito simples e objetiva.
Parabéns mais uma vez
Muito obrigado ! E continue acompanhando. =)
ExcluirPara ficar sempre atualizado é só seguir a página do Facebook:
http://www.facebook.com/pages/PRRJ-Yu-Gi-Oh/123929464428893
excelente post paulo.. uma carta que tem se provado muito efetiva a meu favor contra mermails é jurrac guaiba pois a maioria dos monstros do mermail tem 1600 ou menos de ataque.
ResponderExcluirEla é muito boa mesmo, boa lembrança.
ExcluirSó não a citei pelo fato de ser um pouco específica para Dino Rabbit no momento.
é. parece que o jurrac guaiba realmentte fez a diferença na build do dinno rabbit campeão do ycs. E eu uso ela no meu anti-meta de tão boa que ela ta nesse formato.
ExcluirFantástico! O melhor artigo até agora (na minha opinião)!
ResponderExcluirUma ótima leitura do deck. Explicou muito bem o motivo da match contra inzektor ter sido desfavorável para esse deck! ^^
Parabéns Paulo!
Abraço!
Muito obrigado =)
ExcluirOs Roars fizeram muita diferença... é só ler a final que da pra perceber isso.
Abraço.
Valeu Wendell =)
ResponderExcluirgostei do artigo ;)
ResponderExcluirPara o pessoal que quiser sempre pode jogar night beam se o formato tiver mesmo muitos mermails, ou então usar como opção de side tal como as outras mencionadas, aoul drain, macro etc
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Passem no blog http://brokenteampt.blogspot.pt/
Tenho postado as deck lists do primeiro regional de apuramento para o europeu ;)
Aguardem artigos e info geral : ) .
Night Beam é uma boa mesmo. Se o seu meta for com muitos Mermails, vale a pena. =)
ExcluirÓtimo artigo! Como gosto bastante de WATER, peguei boas dicas. Sucesso!
ResponderExcluirMuito obrigado ! Abraço !
Excluirme ajudou em um torneio contra 4 decks mermail e eu usando simon he agetns consegui vencer 3 graças a esse post parabéns PRRJ traga mais artigos incríveis como esse porfavor
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