Neste
capítulo da série de preparação para o DuelShop falarei sobre um deck que me
PERSEGUIU no último torneio que disputei em São Paulo.
O deck de
Elemental HERO.
Quando
viajei para o último DuelShop não imaginava que o deck de HERO estaria tão presente. Eu joguei contra cinco(!!!!), do
primeiro ao quinto round e acabei perdendo para dois deles. Acredito que se
tivesse levado essa “matchup” mais em
consideração antes do torneio poderia ter evitado, pelo menos, uma dessas
derrotas.
Nesse
artigo tratarei o Bubble Beat e o HERO Beatdown como um único deck. Além
de simplificar a explicação, acredito que as cartas que você usará contra eles
e a maneira com a qual a partida deve ser abordada são muito semelhantes. Basta
fazer os ajustes necessários para as peculiaridades de cada um. Citarei alguns
ajustes pontuais para o deck de Bubble
Beat antes de fazer a análise dos dois juntos.
No Bubble Beat existe uma jogada muito
comum que é “setar” a mão inteira
para poder invocar o Bubbleman. Geralmente, essa jogada é feita com o intuito
de colocar em campo algum dos XYZ que
são usados para acabar com o jogo de forma rápida como Excalibur e Blade Armor Ninja.
Em seguida, o oponente costuma ativar Miracle
Fusion ou Monster Reborn para
selar a partida. Mas aonde eu quero chegar?
É seguro assumir que as cópias dessas spells citadas são as que acabaram de ser “setadas” pelo jogador para habilitar o Bubbleman. É bastante improvável que elas sejam as “setadas” que já estavam no campo e essas,
muito provavelmente, são as Traps
reais do adversário. Logo, é uma jogada válida usar seu Mystical Space Typhoon nas cartas que acabaram de ser “setadas” assim que o XYZ for invocado. Você tenta acertar a
esse Miracle/Reborn e frustra os
planos do oponente, até porque esse Mystical
seria inútil diante de um Excalibur e
um Shining.
Outra característica
que deve ser levada em consideração no deck Bubble
Beat é a quantidade muito pequena de monstros que ele possui. É comum não
passar de dez. Isso se deve ao fato de ser necessário possuir poucos monstros
para não atrapalhar o Bubbleman. A
vantagem que se pode tirar disso é que é possível contar com relativa precisão
quantos monstros o oponente ainda possui no deck. A partir daí, é só adaptar
seu jogo de acordo com essa informação.
O deck HERO é muito simples: Usa os monstros
fortes para pressionar e forçar as defesas do oponente, simplificando o jogo,
até que eles usem um Miracle Fusion
que não possa ser enfrentado e é construído com muitas traps genéricas. Contudo, possui duas cartas que o separam dos “antimetas” convencionais: Gemini Spark e Hero Blast.
Basicamente,
a chave da vitória nessa matchup é
saber lidar com essas duas cartas, principalmente o Gemini Spark, e ter como se defender de uma investida do The Shining. Quanto ao Spark, eu vejo pessoas sofrendo vários “dois para um” desnecessariamente só
pelo fato de “setarem” cartas a mais
no campo. O ideal, principalmente no início do jogo, é “setar” apenas uma das suas defesas por vez. Bottomless Trap Hole e Dimensional
Prison são cruciais nessa partida, pois lidam com o Alius e ainda o remove. “Setando”
múltiplas cartas, você fica exposto a tomar Spark
em “Chain” ao seu Prison/Bottomless, perder mais uma carta,
seu oponente comprar uma e o Alius
ainda vai para o cemitério deixando Hero
Blast e Miracle Fusion vivos e é
exatamente esse tipo de cenário que o seu oponente procura.
Uma forma
de levar o seu oponente a gastar um Spark
é induzí-lo a usar esta carta em um dos seus Mystical Space Typhoons. Uma vez o Alius no campo, o Spark
já está “online”, então o máximo que pode ser feito é mitigar o estrago que ele
possa fazer e força-ló a usar em um MST
seu, é muito vantajoso. Isso também pode ser atingido usando algum monstro “floater” “setado”, como um Sangan ou um Card Tropper. A ideia é a mesma.
No
Nacional desse ano eu e João Pedro usamos nosso deck sem Solenm Warning e
fizemos Top8 com essa decisão controversa. Um dos principais motivos pra isso
foi o grande número de HERO’s que
imaginamos que existiriam naquele torneio, sem contar que naquela época Inzektor com três Call of the Haunted e Chaos
Dragon também eram decks populares fazendo a carta em questão se tornar
muito medíocre.
Se
possível, guarde o seu Warning para o
Miracle e tente lidar com os monstros
fortes de outras maneiras. Usar um Warning
em um Alius para o seu oponente, em
seguida, ativar Miracle é uma das
piores decisões que você pode tomar. Dois mil é muita vida, principalmente
contra um deck tão agressivo como esse. Use-a sabiamente.
Outra
dica importante é fazer o The Shining
perder o “timimg” de ativação do seu
efeito. Pra quem não sabe, ele é um efeito opcional. Logo, para ser ativado
necessita que a última ação a ocorrer na corrente seja o seu envio para o
cemitério. Acho que com um exemplo fica mais simples: Suponha que seu oponente
ative Miracle Fusion invocando The Shining. Quando ele é invocado, você
pode ativar alguma carta como “chain link
1” e depois ativar um Torrential
Tribute, por exemplo. É possível agregar valor aos seus Effect Veillers mortos só com essa
jogada. A chain ficaria:
CL1 Effect Veiller - CL2 Torrential Tribute
Se a
corrente resolver, o Torrential
destruirá o Shining, que ficará
impossibilitado de ativar o seu efeito opcional no meio de uma “chain”, e depois o Veiller tentaria resolver no vazio. Logo, o seu adversário não
poderia adicionar as cartas para mão. Isso pode ser feito com qualquer carta
como “chain link 1” como Mystical Space Typhoon, Call of the Haunted,
Maxx “C” e muitas outras. Essa jogada é de extrema importância, não se esqueça
dela.
Existem
muitas cartas boas contra esse deck que podem ser usadas de “side” com tranquilidade. Snowman Eater e seus 1900 de defesa são duros
de ultrapassar, Ryko faz o Shining perder “timing” e é versátil, Messenger
of Peace e Level Limit Area – B
travam o deck totalmente, além de
serem imãs de Gemini Spark e qualquer
forma de removal como Prison, Bottomless,
Dust Tornado e Soul Taker. Este último também faz o Shining perder o “timing”.
Bom, por
enquanto é isso. Espero que tenham gostado.
Qualquer
dúvida, fiquem à vontade e enviem através dos comentários.
Por
favor, curtam a nossa página no Facebook para saberem sempre quando um artigo novo
estará no ar, além de novidades sobre estratégias, torneios e campeonatos.
Até a
próxima galerinha!
E lembrem-se:
É muito
menos sorte do que você imagina...
PRRJ
Cada vez mais incrível ^^
ResponderExcluirContinue acompanhando ! Obrigado pelas palavras !
ExcluirAprendi bastante. Muito bom.
ResponderExcluirValeu ! Muito obrigado !
Excluirexcelente , isso que tu falou é "tudo" pra se ganhar de hero.
ResponderExcluirEspero ter ajudado ! =)
ExcluirEu pensei em fazer um sobre Agent sim. Embora eu já tenha um artigo sobre o assunto, o The Champions do Simon He, é capaz de outro ser necessário. Valeu ai Wendell !
ResponderExcluirParabéns, ótimo post. Acho interessante também de side contra HERO, além do mais que óbvio TKRO, Super Polymerization. Por mais que tire espaço do seu EXTRA/Side ela é realmente muita boa já que tira dois monstros do campo do oponente sem chain, deixando Gemini Spark morta e como única salvação do oponente, ele ter uma Miracle Fusion.
ResponderExcluirO Super Polymerization é BEM específico mesmo. Eu acho que até seria possível você usar. SE o seu metacall fosse de muitos HEROs MESMO.
ExcluirE muito obrigado !
Parabéns mano, muito bom esse artigo
ResponderExcluirMuito obrigado ! Continue acompanhando. =)
ExcluirFrancisco Chaos Dragon Deck
ResponderExcluirMais um super post no paulao
Super Bem postado paulo me impressiona o seu conhecimento do Jogo , sempre coerente e sagaz , valeu pelas as dicas, não é a toa em minha humilde opinão um dos melhores se não o melhor Top Player de Yugioh no Brazil na atualidade
Muito obrigado pelos elogios =)
ExcluirE continue acompanhando ! Grande Abraço !
Paulão por favor faça um post sobre chaos dragon e sua perspectiva de futuro desse deck para o nacional 2013
ResponderExcluirNão tem como fazer isso ainda... tem vários boosters novos pelo caminho. Sem contar uma lista de Banida em Março. Tudo muda com o lançamento de um booster. Imagina de vários... haha
ExcluirGrande abraço!
Contra esse deck eu estou cansado de jogar. A galera usa muito ele aqui mesmo.
ResponderExcluirA unica estratégia citada que eu não costumo usar muito e fazer o The Shining perder o timing, vou ficar mais esperto nessa questão.
Belo artigo.
Abraço.
É, as pessoas acabam esquecendo mesmo. Mas é muito importante lembrar disso. Faz toda a diferença. =)
ExcluirGrande abraço !
Bom artigo.Tentem usar compulsory : boa contra as fusões e podem chainar ao vosso monstro que levar spark assim não o perdem ele perde o alius e depois como não destruiu Não compra!
ResponderExcluir;) De resto tá td ai,Poupar as warnings porque o big push do deck é a miracle.
;)
Exatamente ! Sem contar que o Compulsory é muito bom em outros jogos também. =)
Excluirtaí um deck complicado de se enfrentar, >.<
ResponderExcluirmesmo com as perdas que tiveram na última ban list, eles ainda são muito consistentes e depois que conseguem um bom setup no campo (o que não é difícil), fica complicado virar,
essa dica de como lidar com o gemini spark realmente é muito útil, ela é a famosa "carta chata pra caralho" :D,
em relação ao artigo em si, clap clap clap :D, sempre mantendo um alto nível de qualidade ^^
Realmente. Por isso que ainda existe essa popularidade mesmo depois de tantos anos...
ExcluirE muito obrigado pelo elogios. =)
Continue acompanhando ! Abraço !
Aguardando o dino rabbit e o SEU temido INZEKTOR.
ResponderExcluirGostando dos posts, sempre bem completos. Imagino que virão excelentes posts dos novos arquétipos, pois o Mermail já se tornou uma realidade no metagame e o Prophecy/Spellbook tem chances de crescer (talvez o Fire Fist/Firedance também possa)
ResponderExcluirÉ uma pena que as maioria dos jogadores só aceitam o "miss time", em torneios gerenciados por juízes, parece que ainda não está no entendimento de muitos (tabu/ falta de conhecimento).
ResponderExcluirsobre a jogada de fazer um efeito speed 1 e fazer chain com torrential, quando o adversario invoca o the shining. andei vendo gente discutindo sobre a torrential não poder ser ativada se a ultima coisa q aconteceu não foi a invocação. sabe alguma coisa sobre isso?
ResponderExcluirPode sim. Pois ainda está na janela de invocação. Se o oponente baixar uma Gemini Elf você pode usar Torrential, Torrential, Bottomless e Bottomless se quiser. =)
ExcluirUma carta que ajuda pra caramba:
ResponderExcluir- Gozen Match
Nos torneios que eu vou sempre tem algum HERO e se vc como eu usa um deck Stun(controle de campo)essa carta é mt boa pois geralmente trabalham com monstros de diferentes tipos.Além da claro Limit area B que vc citou,trancou o deck hero ele não vai fazer mt coisa e se ele botar o buble vc ainda tem scrap-iron,dimensional prison etc..parabens pelo seu post man.