quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Preparação para o DuelShop - Wind-Ups - Parte II


O deck Wind-Up é tão relevante no metagame atual que foi necessário um segundo artigo para tentar cobrir o máximo de pontos possíveis em relação a essa difícil match-up.

Se você pretende se destacar em algum torneio maior nos próximos meses, saiba que é muito provável que alguns Wind-Ups estejam no seu caminho. Logo, é muito importante ter essa partida a seu favor.


Quando as pessoas são questionadas sobre qual é uma das melhores cartas contra Wind-Up a resposta, na maioria das vezes, é Maxx “C”. Isso é verdade, ela é muito útil contra Wind-Up. O problema é que grande parte dos jogadores não otimizam a utilização dessa carta. Esse cenário é muito parecido com a do Maxx “C” contra o deck de Plant no formato de Setembro de 2011. É essencial que esta carta seja usada no momento oportuno.

Vocês se lembram do exemplo do “Thunder King Rai-oh que não ataca”? Essa peculiaridade só existe pelo fato do deck padrão não possuir “outs” que não dependam de ataques, para monstros fortes. O problema é esse. Para o Wind-Up, qualquer monstro com mais de 1900 de ataque é considerado forte. O deck normalmente lida com essa situação fazendo XYZ e, convenientemente, o Rai-oh também lida com isso.

Eu voltei a mencionar a interação do Thunder King Rai-oh, pois se assemelha com a do Maxx “C” até certo ponto. Um dos “setups” mais difíceis de um deck Wind-Up quebrar é o Monstro forte + Maxx “C”. É basicamente o que acontece com o Rai-Oh. Vamos supor que eu possua um Lightpulsar Dragon no campo e um Maxx “C” na mão. A única forma natural do Wind-Up lidar com isso inclui MUITOS Special Summons, sempre com uma combinação de Wind-Up Magician/Tour Guide + Wind-Up Shark ou um simples Wind-Up Rat. Em qualquer caso, o Maxx “C” se torna muito efetivo, pois coloca o adversário em uma situação complicada. Ele pode  continuar a jogada e você compra muitas cartas, ou ele para com um campo muito tímido e você ainda faz um pra um no seu Maxx “C”.

Existe uma GRANDE diferença entre usar o Maxx “C” tendo um monstro forte já no campo e não tendo nenhum. Em ambos os casos o combo provavelmente irá ser interrompido. A questão é que caso você ainda não tenha um monstro no campo, as suas possíveis investidas ao adversário serão interrompidas pelas diversas traps que o oponente possui. Logo, ele ficará livre para continuar a sua grande jogada exatamente de onde parou no turno anterior. Tenho certeza que isso já aconteceu com muitos que estão lendo este artigo.

Quando você já possui um monstro forte em campo, as suas preocupações se limitam a, praticamente, Dimensional Prison e Mirror Force. Ainda é uma preocupação, mas é muito mais seguro que a situação na qual você poderia cair em todas as outras traps.

Outro momento onde é necessário uma melhor análise sobre a utilização do Maxx “C” contra um Wind-Up Rat: SEMPRE espere o oponente declarar alvo com o Rat antes de usar o Maxx “C”, se for necessário. Caso você use prematuramente, ou indique com linguagem corporal, que irá usar um Maxx “C” nessa situação, o oponente simplesmente vai renascer o Wind-Up Rabbit e é como se nada tivesse acontecido.

Essa situação me leva para outra discussão: Muitos perguntaram sobre Gozen Match contra Wind-up. Acredito que ela não seja a melhor carta contra o deck. O motivo é o que fo dito no parágrafo acima. Wind-Up Rat e Wind-Up Rabbit são monstros do atributo Earth, ou seja, o oponente pode ficar fazendo o “looping” com essas cartas enquanto espera pelo seu Mystical Space Typhoon ou Heavy Storm, e acredite, isso  acontece 90% das vezes que alguém ativa Gozen Match contra esse deck. O jogo se transforma no “esperando o MST” e o jogador fica até confortável nessa situação.

Por outro lado, existe uma carta que faz praticamente a mesma coisa e que é, na minha opinião, a melhor carta contra Wind-Up: Rivalry of Warlords. Ela simplesmente paralisa o deck, sem contar que o “out” é sólido para o grande “turn 1” de Shock Master que o deck possui, além de ser contínua. As qualidades são incontáveis. O deck de Wind-Up vai precisar de um “Trap Removal” para combate-lá, e vai precisar rápido. Isso tudo sem o oponente poder fazer “lopping” de Rabbit e Rat. O porque das pessoas citarem o Gozen Match ainda é um mistério pra mim. Só se for pelo fato dela ser usada em outras matchs, mas mesmo assim, a quantidade de aspectos positivos que Rivalry of Warlords trás são incontáveis. Na pior das hipóteses, um oponente preparado vai colocar cópias extras de Mystical Space e alguns Dust Tornados. Mesmo que isso aconteça, essa inclusão só aumenta a chance do deck de Wind-Up comprar mãos desconexas. E tem mais, provavelmente, essas novas Trap Removal que serão incluídas entraram no lugar de alguma outra carta que seria parte integrante da estratégia do deck, podendo ser alguns dos monstros ou algumas traps. É uma troca que você aceita de braços abertos. Se o seu deck suportá-la, use 3 de Side Deck.

Bom, acho que foi possível cobrir vários aspectos dessa partida.

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, fiquem à vontade e enviem através dos comentários.

Por favor, curtam a nossa página no Facebook : http://www.facebook.com/pages/PRRJ-Yu-Gi-Oh/123929464428893

Até a próxima galerinha!

E lembrem-se:
É muito menos sorte do que você imagina...

PRRJ

23 comentários:

  1. uso 3 warlords e as vezes 2 gozen no side (é uma 2a alternativa que encontrei de parar dragons...). mas ainda é um poko importante effect veiler se não prejudicar o deck (tem decks não não rola isso , como rock's com block golem), traps não resolvem 1o turno w-up .

    ResponderExcluir
  2. Há pessoas que nascem com um talento nato para determinadas coisas,PRRJ você é uma dessas :D parabéns pelo artigo, muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que usa Gozen Match e não usa Rivarly of Warlords porque para o deck deles também (Tipo, X-Sabers, sei lá).

    No mais, foi muito explicativo, vou experimentar assim que puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu imaginei que essa fosse a razão. Mas o Rivalry é tão superior...

      Excluir
  4. agora vc ja sabe pq eu usava Warlord naquele dia que me perguntou..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei mesmo. HAHAHAHA Mas eu já sabia que era boa... eu só perguntei pra saber se você tinha tido o mesmo raciocínio que o meu. =)

      Excluir
  5. Como sempre muito bom o artigo^^ Parabéns Paulo \o/

    ResponderExcluir
  6. Um Veiler no Zenmaity também é bem irritante... O oponente é forçado a parar o combo e usar outro recurso.

    Quanto aos nomes rotineiros... São as cartas que o povo conhece, ou acha que conhece... Certa feita eu usei Deck Lockdown no side deck, uma pena que tenho uma só, foi vital para atrasar um oponente usando Hieratics.

    É sempre bom testar coisa nova, eu pessoalmente adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do Veiller no Zenmaity é a possibilidade de o oponente usa o efeito do Rabbit/Compulsory/Book of Moon em chain e trazer um monstro do deck do mesmo jeito.

      É sempre bom testar coisas novas mesmo. =)

      Abraço !

      Excluir
  7. Thunder King Rai-Oh Negando Factory e XYZ, Rivalry of Warlords travando o field, Maxx "C" pode não parar de imediato o combo por causa do shock master mas ajuda e muito, Effect Veiler muito cuidado assim como maxx tem seu momento certo pra ser usado, Gozen Match quase tão nociva quanto Rivalry e quase a mesma eficiência, D.D. Crow usado no momento correto no target do Rat, Compulsory Evacuation Device princal uso alvejando um XYZ, Needle Ceiling deixe ele fazer boa parte do combo e quando houver 4 face-up ative, Fossil Dyna Pachycephalo flip summon e adeus special summons ou mantenha o Fossil face up com spell e traps pra protegelo, pode ser incomodo pro oponente, Spirit Reaper em face-down, somente Photon Papiloblablabla pode deixa-lo face-up, são apenas alguns cards efetivos e alguns destes da sim pra ser usado de main deck, use seus neuronois para usar o melhor custo beneficio não só contra Wind-Up mas outros Top decks também. Fica a dica e parabéns Paulão pelo ótimo artigo e qual sera o próximo Tier 1 a ser desvendando? Agent ? Chaos Dragon ? Dark World ? os novos deck de abyss ? difícil escolha ate o Duel Shop. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Um oponente de Wind-Up ficaria bem triste se isso tudo acontecesse com ele né ? hahaha

    Quanto ao próximo deck... eu ainda não decidi. Mas continue ligado que daqui a pouco ele aparece aqui. =)

    Abraço !

    ResponderExcluir
  9. Esperando ansiosamente por um novo artigo!

    Parabéns PRRJ!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Você analisou muito bem os Wind-Ups ^^ Eu só jogo por diversão pelo DN ou pelo Dawn of New Era, mas tenho vontade de participar de torneios e talz. Você poderia fazer uma analise assim para as Fortune Lady e Harpies - os 2 decks que eu uso nos jogos xD So uma sugestão ^^ parabéns cara!!!

    ResponderExcluir
  11. Existe outras cartas muito importantes a compulsory por exemplo é dos melhores outs ao shockmaster lock.

    Uma carta muito boa no side contra Wind ups é a Needle Ceiling ;)

    Parabens por o blog ;)

    ResponderExcluir
  12. Ótimo artigo, sei q como jogador, ainda preciso melhorar muito. Consigo montar bons decks, mas muitas vezes me falta habilidade para usá-los. Lidar com WU's não é fácil, mas com essas dicas, paciência e 1 pouco de sorte, da pra abater os brinquedos XD

    ResponderExcluir
  13. E usar Chain Disappearance na summon do rat ou do magician?

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog.
    Eu naturalmente com meu deck de atributo Dark,prefiro usar Deck devastation Virus,acho que é a carta principal do meu side pra Wind-up.
    nota: Não uso Dw

    ResponderExcluir
  15. Realmente, contra esses brinquedos que se multiplicam, Rivalry é matadora! Mas jogando de DW e Dragon, prefiro Deck Devastation virus mesmo :P

    Muito bom o artigo man! (Labyrinthtank/Shadowrealms)

    ResponderExcluir
  16. Já tentei usar Imperial Iron Wall pra parar o Rabbit. Será que vale a pena?

    ResponderExcluir