Neste
capítulo da série de preparação para o DuelShop falarei sobre um deck que me
PERSEGUIU no último torneio que disputei em São Paulo.
O deck de
Elemental HERO.
Quando
viajei para o último DuelShop não imaginava que o deck de HERO estaria tão presente. Eu joguei contra cinco(!!!!), do
primeiro ao quinto round e acabei perdendo para dois deles. Acredito que se
tivesse levado essa “matchup” mais em
consideração antes do torneio poderia ter evitado, pelo menos, uma dessas
derrotas.
Nesse
artigo tratarei o Bubble Beat e o HERO Beatdown como um único deck. Além
de simplificar a explicação, acredito que as cartas que você usará contra eles
e a maneira com a qual a partida deve ser abordada são muito semelhantes. Basta
fazer os ajustes necessários para as peculiaridades de cada um. Citarei alguns
ajustes pontuais para o deck de Bubble
Beat antes de fazer a análise dos dois juntos.
No Bubble Beat existe uma jogada muito
comum que é “setar” a mão inteira
para poder invocar o Bubbleman. Geralmente, essa jogada é feita com o intuito
de colocar em campo algum dos XYZ que
são usados para acabar com o jogo de forma rápida como Excalibur e Blade Armor Ninja.
Em seguida, o oponente costuma ativar Miracle
Fusion ou Monster Reborn para
selar a partida. Mas aonde eu quero chegar?
É seguro assumir que as cópias dessas spells citadas são as que acabaram de ser “setadas” pelo jogador para habilitar o Bubbleman. É bastante improvável que elas sejam as “setadas” que já estavam no campo e essas,
muito provavelmente, são as Traps
reais do adversário. Logo, é uma jogada válida usar seu Mystical Space Typhoon nas cartas que acabaram de ser “setadas” assim que o XYZ for invocado. Você tenta acertar a
esse Miracle/Reborn e frustra os
planos do oponente, até porque esse Mystical
seria inútil diante de um Excalibur e
um Shining.
Outra característica
que deve ser levada em consideração no deck Bubble
Beat é a quantidade muito pequena de monstros que ele possui. É comum não
passar de dez. Isso se deve ao fato de ser necessário possuir poucos monstros
para não atrapalhar o Bubbleman. A
vantagem que se pode tirar disso é que é possível contar com relativa precisão
quantos monstros o oponente ainda possui no deck. A partir daí, é só adaptar
seu jogo de acordo com essa informação.
O deck HERO é muito simples: Usa os monstros
fortes para pressionar e forçar as defesas do oponente, simplificando o jogo,
até que eles usem um Miracle Fusion
que não possa ser enfrentado e é construído com muitas traps genéricas. Contudo, possui duas cartas que o separam dos “antimetas” convencionais: Gemini Spark e Hero Blast.
Basicamente,
a chave da vitória nessa matchup é
saber lidar com essas duas cartas, principalmente o Gemini Spark, e ter como se defender de uma investida do The Shining. Quanto ao Spark, eu vejo pessoas sofrendo vários “dois para um” desnecessariamente só
pelo fato de “setarem” cartas a mais
no campo. O ideal, principalmente no início do jogo, é “setar” apenas uma das suas defesas por vez. Bottomless Trap Hole e Dimensional
Prison são cruciais nessa partida, pois lidam com o Alius e ainda o remove. “Setando”
múltiplas cartas, você fica exposto a tomar Spark
em “Chain” ao seu Prison/Bottomless, perder mais uma carta,
seu oponente comprar uma e o Alius
ainda vai para o cemitério deixando Hero
Blast e Miracle Fusion vivos e é
exatamente esse tipo de cenário que o seu oponente procura.
Uma forma
de levar o seu oponente a gastar um Spark
é induzí-lo a usar esta carta em um dos seus Mystical Space Typhoons. Uma vez o Alius no campo, o Spark
já está “online”, então o máximo que pode ser feito é mitigar o estrago que ele
possa fazer e força-ló a usar em um MST
seu, é muito vantajoso. Isso também pode ser atingido usando algum monstro “floater” “setado”, como um Sangan ou um Card Tropper. A ideia é a mesma.
No
Nacional desse ano eu e João Pedro usamos nosso deck sem Solenm Warning e
fizemos Top8 com essa decisão controversa. Um dos principais motivos pra isso
foi o grande número de HERO’s que
imaginamos que existiriam naquele torneio, sem contar que naquela época Inzektor com três Call of the Haunted e Chaos
Dragon também eram decks populares fazendo a carta em questão se tornar
muito medíocre.
Se
possível, guarde o seu Warning para o
Miracle e tente lidar com os monstros
fortes de outras maneiras. Usar um Warning
em um Alius para o seu oponente, em
seguida, ativar Miracle é uma das
piores decisões que você pode tomar. Dois mil é muita vida, principalmente
contra um deck tão agressivo como esse. Use-a sabiamente.
Outra
dica importante é fazer o The Shining
perder o “timimg” de ativação do seu
efeito. Pra quem não sabe, ele é um efeito opcional. Logo, para ser ativado
necessita que a última ação a ocorrer na corrente seja o seu envio para o
cemitério. Acho que com um exemplo fica mais simples: Suponha que seu oponente
ative Miracle Fusion invocando The Shining. Quando ele é invocado, você
pode ativar alguma carta como “chain link
1” e depois ativar um Torrential
Tribute, por exemplo. É possível agregar valor aos seus Effect Veillers mortos só com essa
jogada. A chain ficaria:
CL1 Effect Veiller - CL2 Torrential Tribute
Se a
corrente resolver, o Torrential
destruirá o Shining, que ficará
impossibilitado de ativar o seu efeito opcional no meio de uma “chain”, e depois o Veiller tentaria resolver no vazio. Logo, o seu adversário não
poderia adicionar as cartas para mão. Isso pode ser feito com qualquer carta
como “chain link 1” como Mystical Space Typhoon, Call of the Haunted,
Maxx “C” e muitas outras. Essa jogada é de extrema importância, não se esqueça
dela.
Existem
muitas cartas boas contra esse deck que podem ser usadas de “side” com tranquilidade. Snowman Eater e seus 1900 de defesa são duros
de ultrapassar, Ryko faz o Shining perder “timing” e é versátil, Messenger
of Peace e Level Limit Area – B
travam o deck totalmente, além de
serem imãs de Gemini Spark e qualquer
forma de removal como Prison, Bottomless,
Dust Tornado e Soul Taker. Este último também faz o Shining perder o “timing”.
Bom, por
enquanto é isso. Espero que tenham gostado.
Qualquer
dúvida, fiquem à vontade e enviem através dos comentários.
Por
favor, curtam a nossa página no Facebook para saberem sempre quando um artigo novo
estará no ar, além de novidades sobre estratégias, torneios e campeonatos.
Até a
próxima galerinha!
E lembrem-se:
É muito
menos sorte do que você imagina...
PRRJ
Parabéns, achei esse um dos melhores artigos ate agora Paulão, Continue assim e espero que saiu um artigo sobre Agent pois pela minha analize vai ter bastante no Duel Shop. Abraços.
ResponderExcluirEu pensei em fazer um sobre Agent sim. Embora eu já tenha um artigo sobre o assunto, o The Champions do Simon He, é capaz de outro ser necessário. Valeu ai Wendell !
ExcluirCada vez mais incrível ^^
ResponderExcluirContinue acompanhando ! Obrigado pelas palavras !
ExcluirAprendi bastante. Muito bom.
ResponderExcluirValeu ! Muito obrigado !
Excluirexcelente , isso que tu falou é "tudo" pra se ganhar de hero.
ResponderExcluirEspero ter ajudado ! =)
ExcluirParabéns, ótimo post. Acho interessante também de side contra HERO, além do mais que óbvio TKRO, Super Polymerization. Por mais que tire espaço do seu EXTRA/Side ela é realmente muita boa já que tira dois monstros do campo do oponente sem chain, deixando Gemini Spark morta e como única salvação do oponente, ele ter uma Miracle Fusion.
ResponderExcluirO Super Polymerization é BEM específico mesmo. Eu acho que até seria possível você usar. SE o seu metacall fosse de muitos HEROs MESMO.
ExcluirE muito obrigado !
Parabéns mano, muito bom esse artigo
ResponderExcluirMuito obrigado ! Continue acompanhando. =)
ExcluirFrancisco Chaos Dragon Deck
ResponderExcluirMais um super post no paulao
Super Bem postado paulo me impressiona o seu conhecimento do Jogo , sempre coerente e sagaz , valeu pelas as dicas, não é a toa em minha humilde opinão um dos melhores se não o melhor Top Player de Yugioh no Brazil na atualidade
Muito obrigado pelos elogios =)
ExcluirE continue acompanhando ! Grande Abraço !
Paulão por favor faça um post sobre chaos dragon e sua perspectiva de futuro desse deck para o nacional 2013
ResponderExcluirNão tem como fazer isso ainda... tem vários boosters novos pelo caminho. Sem contar uma lista de Banida em Março. Tudo muda com o lançamento de um booster. Imagina de vários... haha
ExcluirGrande abraço!
Contra esse deck eu estou cansado de jogar. A galera usa muito ele aqui mesmo.
ResponderExcluirA unica estratégia citada que eu não costumo usar muito e fazer o The Shining perder o timing, vou ficar mais esperto nessa questão.
Belo artigo.
Abraço.
É, as pessoas acabam esquecendo mesmo. Mas é muito importante lembrar disso. Faz toda a diferença. =)
ExcluirGrande abraço !
Bom artigo.Tentem usar compulsory : boa contra as fusões e podem chainar ao vosso monstro que levar spark assim não o perdem ele perde o alius e depois como não destruiu Não compra!
ResponderExcluir;) De resto tá td ai,Poupar as warnings porque o big push do deck é a miracle.
;)
Exatamente ! Sem contar que o Compulsory é muito bom em outros jogos também. =)
Excluirtaí um deck complicado de se enfrentar, >.<
ResponderExcluirmesmo com as perdas que tiveram na última ban list, eles ainda são muito consistentes e depois que conseguem um bom setup no campo (o que não é difícil), fica complicado virar,
essa dica de como lidar com o gemini spark realmente é muito útil, ela é a famosa "carta chata pra caralho" :D,
em relação ao artigo em si, clap clap clap :D, sempre mantendo um alto nível de qualidade ^^
Realmente. Por isso que ainda existe essa popularidade mesmo depois de tantos anos...
ExcluirE muito obrigado pelo elogios. =)
Continue acompanhando ! Abraço !
Aguardando o dino rabbit e o SEU temido INZEKTOR.
ResponderExcluirGostando dos posts, sempre bem completos. Imagino que virão excelentes posts dos novos arquétipos, pois o Mermail já se tornou uma realidade no metagame e o Prophecy/Spellbook tem chances de crescer (talvez o Fire Fist/Firedance também possa)
ResponderExcluirÉ uma pena que as maioria dos jogadores só aceitam o "miss time", em torneios gerenciados por juízes, parece que ainda não está no entendimento de muitos (tabu/ falta de conhecimento).
ResponderExcluirsobre a jogada de fazer um efeito speed 1 e fazer chain com torrential, quando o adversario invoca o the shining. andei vendo gente discutindo sobre a torrential não poder ser ativada se a ultima coisa q aconteceu não foi a invocação. sabe alguma coisa sobre isso?
ResponderExcluirPode sim. Pois ainda está na janela de invocação. Se o oponente baixar uma Gemini Elf você pode usar Torrential, Torrential, Bottomless e Bottomless se quiser. =)
ExcluirUma carta que ajuda pra caramba:
ResponderExcluir- Gozen Match
Nos torneios que eu vou sempre tem algum HERO e se vc como eu usa um deck Stun(controle de campo)essa carta é mt boa pois geralmente trabalham com monstros de diferentes tipos.Além da claro Limit area B que vc citou,trancou o deck hero ele não vai fazer mt coisa e se ele botar o buble vc ainda tem scrap-iron,dimensional prison etc..parabens pelo seu post man.