terça-feira, 20 de novembro de 2012

Preparação para o DuelShop - HEROs


Neste capítulo da série de preparação para o DuelShop falarei sobre um deck que me PERSEGUIU no último torneio que disputei em São Paulo.

O deck de Elemental HERO.


Quando viajei para o último DuelShop não imaginava que o deck de HERO estaria tão presente. Eu joguei contra cinco(!!!!), do primeiro ao quinto round e acabei perdendo para dois deles. Acredito que se tivesse levado essa “matchup” mais em consideração antes do torneio poderia ter evitado, pelo menos, uma dessas derrotas.

Nesse artigo tratarei o Bubble Beat e o HERO Beatdown como um único deck. Além de simplificar a explicação, acredito que as cartas que você usará contra eles e a maneira com a qual a partida deve ser abordada são muito semelhantes. Basta fazer os ajustes necessários para as peculiaridades de cada um. Citarei alguns ajustes pontuais para o deck de Bubble Beat antes de fazer a análise dos dois juntos.

No Bubble Beat existe uma jogada muito comum que é “setar” a mão inteira para poder invocar o Bubbleman. Geralmente, essa jogada é feita com o intuito de colocar em campo algum dos XYZ que são usados para acabar com o jogo de forma rápida como Excalibur e Blade Armor Ninja. Em seguida, o oponente costuma ativar Miracle Fusion ou Monster Reborn para selar a partida. Mas aonde eu quero chegar?  É seguro assumir que as cópias dessas spells citadas são as que acabaram de ser “setadas” pelo jogador para habilitar o Bubbleman. É bastante improvável que elas sejam as “setadas” que já estavam no campo e essas, muito provavelmente, são as Traps reais do adversário. Logo, é uma jogada válida usar seu Mystical Space Typhoon nas cartas que acabaram de ser “setadas” assim que o XYZ for invocado. Você tenta acertar a esse Miracle/Reborn e frustra os planos do oponente, até porque esse Mystical seria inútil diante de um Excalibur e um Shining.

Outra característica que deve ser levada em consideração no deck Bubble Beat é a quantidade muito pequena de monstros que ele possui. É comum não passar de dez. Isso se deve ao fato de ser necessário possuir poucos monstros para não atrapalhar o Bubbleman. A vantagem que se pode tirar disso é que é possível contar com relativa precisão quantos monstros o oponente ainda possui no deck. A partir daí, é só adaptar seu jogo de acordo com essa informação.

O deck HERO é muito simples: Usa os monstros fortes para pressionar e forçar as defesas do oponente, simplificando o jogo, até que eles usem um Miracle Fusion que não possa ser enfrentado e é construído com muitas traps genéricas. Contudo, possui duas cartas que o separam dos “antimetas” convencionais: Gemini Spark e Hero Blast.

Basicamente, a chave da vitória nessa matchup é saber lidar com essas duas cartas, principalmente o Gemini Spark, e ter como se defender de uma investida do The Shining. Quanto ao Spark, eu vejo pessoas sofrendo vários “dois para um” desnecessariamente só pelo fato de “setarem” cartas a mais no campo. O ideal, principalmente no início do jogo, é “setar” apenas uma das suas defesas por vez. Bottomless Trap Hole e Dimensional Prison são cruciais nessa partida, pois lidam com o Alius e ainda o remove. “Setando” múltiplas cartas, você fica exposto a tomar Spark em “Chain” ao seu Prison/Bottomless, perder mais uma carta, seu oponente comprar uma e o Alius ainda vai para o cemitério deixando Hero Blast e Miracle Fusion vivos e é exatamente esse tipo de cenário que o seu oponente procura.

Uma forma de levar o seu oponente a gastar um Spark é induzí-lo a usar esta carta em um dos seus Mystical Space Typhoons. Uma vez o Alius no campo, o Spark já está “online”, então o máximo que pode ser feito é mitigar o estrago que ele possa fazer e força-ló a usar em um MST seu, é muito vantajoso. Isso também pode ser atingido usando algum monstro “floater” “setado”, como um Sangan ou um Card Tropper. A ideia é a mesma.

No Nacional desse ano eu e João Pedro usamos nosso deck sem Solenm Warning e fizemos Top8 com essa decisão controversa. Um dos principais motivos pra isso foi o grande número de HERO’s que imaginamos que existiriam naquele torneio, sem contar que naquela época Inzektor com três Call of the Haunted e Chaos Dragon também eram decks populares fazendo a carta em questão se tornar muito medíocre.

Se possível, guarde o seu Warning para o Miracle e tente lidar com os monstros fortes de outras maneiras. Usar um Warning em um Alius para o seu oponente, em seguida, ativar Miracle é uma das piores decisões que você pode tomar. Dois mil é muita vida, principalmente contra um deck tão agressivo como esse. Use-a sabiamente.

Outra dica importante é fazer o The Shining perder o “timimg” de ativação do seu efeito. Pra quem não sabe, ele é um efeito opcional. Logo, para ser ativado necessita que a última ação a ocorrer na corrente seja o seu envio para o cemitério. Acho que com um exemplo fica mais simples: Suponha que seu oponente ative Miracle Fusion invocando The Shining. Quando ele é invocado, você pode ativar alguma carta como “chain link 1” e depois ativar um Torrential Tribute, por exemplo. É possível agregar valor aos seus Effect Veillers mortos só com essa jogada. A chain ficaria:

CL1 Effect Veiller - CL2 Torrential Tribute

Se a corrente resolver, o Torrential destruirá o Shining, que ficará impossibilitado de ativar o seu efeito opcional no meio de uma “chain”, e depois o Veiller tentaria resolver no vazio. Logo, o seu adversário não poderia adicionar as cartas para mão. Isso pode ser feito com qualquer carta como “chain link 1” como Mystical Space Typhoon, Call of the Haunted, Maxx “C” e muitas outras. Essa jogada é de extrema importância, não se esqueça dela.

Existem muitas cartas boas contra esse deck que podem ser usadas de “side” com tranquilidade. Snowman Eater e seus 1900 de defesa são duros de ultrapassar, Ryko faz o Shining perder “timing” e é versátil, Messenger of Peace e Level Limit Area – B travam o deck totalmente, além de serem imãs de Gemini Spark e qualquer forma de removal como Prison, Bottomless, Dust Tornado e Soul Taker. Este último também faz o Shining perder o “timing”.

Bom, por enquanto é isso. Espero que tenham gostado.

Qualquer dúvida, fiquem à vontade e enviem através dos comentários.

Por favor, curtam a nossa página no Facebook para saberem sempre quando um artigo novo estará no ar, além de novidades sobre estratégias, torneios e campeonatos.   


Até a próxima galerinha!

E lembrem-se:

É muito menos sorte do que você imagina...

PRRJ

27 comentários:

  1. excelente , isso que tu falou é "tudo" pra se ganhar de hero.

    ResponderExcluir
  2. Eu pensei em fazer um sobre Agent sim. Embora eu já tenha um artigo sobre o assunto, o The Champions do Simon He, é capaz de outro ser necessário. Valeu ai Wendell !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, ótimo post. Acho interessante também de side contra HERO, além do mais que óbvio TKRO, Super Polymerization. Por mais que tire espaço do seu EXTRA/Side ela é realmente muita boa já que tira dois monstros do campo do oponente sem chain, deixando Gemini Spark morta e como única salvação do oponente, ele ter uma Miracle Fusion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Super Polymerization é BEM específico mesmo. Eu acho que até seria possível você usar. SE o seu metacall fosse de muitos HEROs MESMO.

      E muito obrigado !

      Excluir
  4. Parabéns mano, muito bom esse artigo

    ResponderExcluir
  5. Francisco Chaos Dragon Deck
    Mais um super post no paulao
    Super Bem postado paulo me impressiona o seu conhecimento do Jogo , sempre coerente e sagaz , valeu pelas as dicas, não é a toa em minha humilde opinão um dos melhores se não o melhor Top Player de Yugioh no Brazil na atualidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios =)

      E continue acompanhando ! Grande Abraço !

      Excluir
  6. Paulão por favor faça um post sobre chaos dragon e sua perspectiva de futuro desse deck para o nacional 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como fazer isso ainda... tem vários boosters novos pelo caminho. Sem contar uma lista de Banida em Março. Tudo muda com o lançamento de um booster. Imagina de vários... haha

      Grande abraço!

      Excluir
  7. Contra esse deck eu estou cansado de jogar. A galera usa muito ele aqui mesmo.

    A unica estratégia citada que eu não costumo usar muito e fazer o The Shining perder o timing, vou ficar mais esperto nessa questão.

    Belo artigo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, as pessoas acabam esquecendo mesmo. Mas é muito importante lembrar disso. Faz toda a diferença. =)

      Grande abraço !

      Excluir
  8. Bom artigo.Tentem usar compulsory : boa contra as fusões e podem chainar ao vosso monstro que levar spark assim não o perdem ele perde o alius e depois como não destruiu Não compra!

    ;) De resto tá td ai,Poupar as warnings porque o big push do deck é a miracle.

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ! Sem contar que o Compulsory é muito bom em outros jogos também. =)

      Excluir
  9. taí um deck complicado de se enfrentar, >.<

    mesmo com as perdas que tiveram na última ban list, eles ainda são muito consistentes e depois que conseguem um bom setup no campo (o que não é difícil), fica complicado virar,

    essa dica de como lidar com o gemini spark realmente é muito útil, ela é a famosa "carta chata pra caralho" :D,

    em relação ao artigo em si, clap clap clap :D, sempre mantendo um alto nível de qualidade ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Por isso que ainda existe essa popularidade mesmo depois de tantos anos...

      E muito obrigado pelo elogios. =)

      Continue acompanhando ! Abraço !

      Excluir
  10. Aguardando o dino rabbit e o SEU temido INZEKTOR.

    ResponderExcluir
  11. Gostando dos posts, sempre bem completos. Imagino que virão excelentes posts dos novos arquétipos, pois o Mermail já se tornou uma realidade no metagame e o Prophecy/Spellbook tem chances de crescer (talvez o Fire Fist/Firedance também possa)

    ResponderExcluir
  12. É uma pena que as maioria dos jogadores só aceitam o "miss time", em torneios gerenciados por juízes, parece que ainda não está no entendimento de muitos (tabu/ falta de conhecimento).

    ResponderExcluir
  13. sobre a jogada de fazer um efeito speed 1 e fazer chain com torrential, quando o adversario invoca o the shining. andei vendo gente discutindo sobre a torrential não poder ser ativada se a ultima coisa q aconteceu não foi a invocação. sabe alguma coisa sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Pois ainda está na janela de invocação. Se o oponente baixar uma Gemini Elf você pode usar Torrential, Torrential, Bottomless e Bottomless se quiser. =)

      Excluir
  14. Uma carta que ajuda pra caramba:
    - Gozen Match

    Nos torneios que eu vou sempre tem algum HERO e se vc como eu usa um deck Stun(controle de campo)essa carta é mt boa pois geralmente trabalham com monstros de diferentes tipos.Além da claro Limit area B que vc citou,trancou o deck hero ele não vai fazer mt coisa e se ele botar o buble vc ainda tem scrap-iron,dimensional prison etc..parabens pelo seu post man.

    ResponderExcluir